Perfil

Quem fomos e quem somos.

Fundada em 1990, a organização não governamental ECOS – Comunicação em Sexualidade foi formada por um grupo de jovens ativistas que lutaram contra a ditadura em prol da Democracia, dos Direitos Humanos e da Saúde Coletiva.

Essa união de profissionais de diferentes áreas, sendo a maioria oriundos dos movimentos feministas, LGBT e de saúde pública, teve como iniciativa defender a liberdade e os direitos fundamentais de todos os seres humanos, especialmente das populações mais vulneráveis, incluindo as mulheres e os jovens. Inicialmente, a ONG tinha o intuito de informar sobre os direitos sexuais e reprodutivos para diversos nichos da sociedade, questões tratadas com muita cautela e pouco discutidas nos anos noventa.

Com o passar do tempo, esses assuntos foram ganhando uma maior amplitude e, hoje, a ECOS atua e lida com os mais variados temas, com destaque em gênero, identidade de gênero e diversidade sexual, juventude, direitos sexuais e reprodutivos, raça/etnia e prevenção das IST/HIV/Aids e fortalecimento institucional.

Com essas abordagens, a ECOS auxilia os indivíduos a realizarem o exercício pleno da sua cidadania, para que, dessa forma, obtenham informações e ampliem suas oportunidades, com ganhos em qualidade de vida e efeito de combate ao preconceito e à discriminação.

Atuando em parceria com organizações governamentais e não governamentais, movimentos sociais, universidades e organismos internacionais. A estrutura de gestão inclui também uma equipe multiprofissional, com profissionais dotados de trajetórias sólidas em áreas como Comunicação, Sociologia, Psicologia, Direito e Gestão Social.

Ao longo dos projetos, a ECOS vem estabelecendo parcerias com instituições nacionais e internacionais, como Fundação MacArthur, Fundação Ford, Novib, AVSC Internacional, Fundação Elton John, Fundação Levi Strauss, Programa das Nações Unidas para o Controle Internacional das Drogas, IPAS, Advocates for Youth, IWHC, ABONG, Fórum de ONG/AIDS São Paulo, The PopulationCouncil, Pathfinder/USAID, Ministério da Saúde, UNICEF, UNFPA, UNESCO, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, Secretarias de Estado da Saúde e Coordenações Estaduais e Municipais de DST/Aids no Estado de São Paulo.

  • Últimas da ECOS

    2 semanas atrás

    ECOS - Comunicação em Sexualidade

    Carta Para Além dos Muros reconstrói a trajetória do HIV e da AIDS, com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pessoas vivendo com H... ... Ver maisVer menos

    Ver no Facebook

    2 semanas atrás

    ECOS - Comunicação em Sexualidade

    SAIU O MANUAL DE DEFESA CONTRA A CENSURA NAS ESCOLAS!

    👨🏾‍🏫👩🏼‍🏫
    Construído coletivamente, e assinado por mais de 60 entidades e organizações, sai hoje o Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas.
    Acesso:
    www.manualdedefesadasescolas.org/manualdedefesa.pdf

    📚O Manual está estruturado em torno de 11 casos reais envolvendo perseguições, intimidações e assédio a professores e/ou escolas. A partir deles são oferecidas estratégias político-pedagógicas e jurídicas para enfrentar ofensas similares. O material privilegia o enfrentamento político-pedagógico dos problemas em vez de soluções judiciais individualizadas - das quais abusam os nossos censores.
    ... Ver maisVer menos

    Ver no Facebook

© 1989 - 2018 ECOS - Comunicação em Sexualidade. Todos os direitos reservados.