Segurança Humana

Este projeto aconteceu em três etapas, no período 2008-2011:

  • Implementação do projeto em José Bonifácio (zona leste da cidade de São Paulo)
  • Avaliação da experiência em José Bonifácio e expansão para Itaquera;
  • Avaliação da experiência na região (José Bonifácio e Itaquera), implementação e posterior avaliação na zona sul da cidade de São Paulo.

Etapa 1 – Implementação em José Bonifácio

Iniciou com um diagnóstico das potencialidades e demandas relacionadas à vida das/os jovens da região para o mapeamento e conhecimento de aspectos importantes da realidade local.

O diagnóstico foi elaborado a partir dos dados oficiais da Prefeitura de São Paulo e contou com a participação de representantes de organizações da região.

Os resultados apontaram para as necessidades de:

  • Criar / ampliar espaços de lazer e cultura;
  • Criar e implantar ações para adolescentes e jovens nas UBSs – (Unidades Básicas de Saúde) da região, principalmente no que se refere à saúde sexual e saúde reprodutiva, prevenção às DST/HIV/aids;
  • Promover a cultura de paz como medida de enfrentamento ao alto número de mortes violentas na região.
  • Os resultados contribuíram para que as/os participantes ampliassem suas noções sobre espaços comunitários, por meio da identificação da estrutura básica existente na comunidade, e deu início ao processo de reflexão coletiva sobre organização comunitária, equidade social, promoção da saúde, recursos voltados para o bem-estar e qualidade de vida na comunidade na qual vivem, estudam, trabalham.

Considerações sobre o Grupo Nuclear

Um dos encaminhamentos resultantes dessa etapa foi a estruturação do grupo que realizou o diagnóstico. Foi denominado de Grupo Nuclear e imbuído da função de irradiar, para a comunidade local, informações sobre os direitos de mulheres, homens, adolescentes e jovens, isso por meio de palestras e eventos em parceria com equipamentos locais, como escolas.

O Grupo Nuclear vem recebendo formação/capacitação desde dezembro/2008 por meio de oficinas temáticas organizadas em módulos:

Módulo 1 – Introdução aos conceitos centrais – Conceito de gênero e direitos sexuais e reprodutivos.

Módulo 2 – Pertencimento – Como é José Bonifácio? História do bairro e de seus moradoras/es.

Módulo 3 – Apropriação dos espaços públicos – A quem pertence José Bonifácio? Quais espaços são espaços públicos? Como e por quem esses espaços são utilizados?

Módulo 4 – Discriminação (raça e orientação sexual) – Como as pessoas, devido às suas etnias e orientação sexual, são tratadas em José Bonifácio?

  • Últimas da ECOS

    Unable to display Facebook posts.
    Show error

    Error: (#10) To use 'Page Public Content Access', your use of this endpoint must be reviewed and approved by Facebook. To submit this 'Page Public Content Access' feature for review please read our documentation on reviewable features: https://developers.facebook.com/docs/apps/review.
    Type: OAuthException
    Code: 10
    Please refer to our Error Message Reference.

© 1989 - 2018 ECOS - Comunicação em Sexualidade. Todos os direitos reservados.